redes sociais:

Ribbons

ribbon ttr
ribbon
ribbon cera resina misto
o que é ribbon
ribbons
tipos de ribbon
rolos de ribbons
ribbons impresoras
ttr ribbon


Ribbons para Impressoras Térmicas

 

O que é Ribbon?

Significado: É uma película plástica de poliéster a tinta usada para impressoras térmicas. Após passar pela cabeça de impressão, o ribon transfere parte de sua cor à etiqueta, criando a impressão de informações.

 Qual é a sua composição?

Os ribbons para impressoras térmicas visivelmente parecem todos iguais, mas as tintas da sua composição são diferentes (cera, resina e misto). 

 ribbons para impressora

Qual a vantagem dos ribbons?

Em impressoras hibridas térmicas e não térmicas as fitas de ribbonreduzem o desgaste nas partes mecânicas da impressora prologando a sua vida útil.

 

Qual é o melhor tipo de ribbon?

As tipologias de ribbons são cera resina e misto. Não existe uma opção melhor, pois cada tipo e material tem características diferentes e específicas. O importante é perguntar, em vez disso, qual fita oferece a melhor solução para o tipo de material a ser usado. A qualidade da impressão é o resultado direto da combinação certa entre a fita e o material de suporte.

Assim temos:

  • Papéis: utilizaram o modelo ribon de cera
  • Plásticos: ribbon misto / ribbon resina
  • Materiais sintéticos:  ribbon resina
  • Papel térmico: dispensa a sua utilização.

 

DICAS PARA ESCOLHA DE RIBBONS CORRETAMENTE

  • Os ribbons devem ser mais largos que a etiqueta que deseja imprimir. Ele precisa cobrir todo o espaço da etiqueta.
  • Podem ser internos (IN) e externos (OUT). É bom garantir que tipo de impressora foi escolhida
  • Impressoras de Mesa geralmente usam ribbons com metragem menores que as industriais para caber na impressora. Industriais ribbons maiores.

 

TIPOS DE RIBBONS

RIBBONS DE CERA (WAX)

São os mais usados e os mais baratos e encontram espaço na principal aplicação desse setor, ou seja, as etiquetas de identificação em papel para remessa ou códigos de barras. Imprimem em uma maior velocidade.

 

RIBBONS MISTON (WAX RESIN)

As fitas à base de cera e de resina são usadas no papel quando se deseja uma melhor definição de imagem; eles também podem ser usados em materiais plásticos como o BOPP.

 

RIBBONS DE RESINA (RESIN)

São usadas principalmente em materiais sintéticos e encontram grande espaço nas etiquetas de identificação do produto (consulte automóveis, eletrônicos, telefones, etc.). Essas fitas têm a característica de resistência e qualidade à abrasão e a agentes químicos. Na sua impressão a temperatura será mais alta o que diminui um pouco a velocidade ao imprimir os dados.

 

COMPOSIÇÃO

Compõem de três esferas: revestimento traseiro, filme de poliéster, camada de tinta e o tubete:

a)       O revestimento traseiro é a parte dos ribbons que está em contato direto com a cabeça de impressão da impressora. Feito de silicone, o papel do revestimento ajuda na proteção da cabeça da impressão e fornece excelente condutividade térmica

b)      O filme de poliéster é o suporte básico para a fita TT e é a parte mais espessa. Suas principais características são oferecer excelente resistência ao rasgo necessária durante o processo de fabricação e, posteriormente, garantir a condutividade do calor durante a impressão.

c)       A tinta é composta de cera, resina ou uma mistura dos dois e alguns aditivos e pigmentos coloridos. A composição das tintas de impressão oferece características muito diferentes, tornando a transferência térmica tão versátil em suas diversas áreas de aplicação.

d)      Tubete é o núcleo e normalmente feito de papelão, o núcleo é o rolo no qual o filme que se desenrola durante a fase de impressão. Dica: nunca descarte o núcleo do ribbon anterior ele será útil após o seu término.

Impressoras  - Marcas Atendidas