redes sociais:

Etiquetas para Composição

etiquetas de composição textil
etiquetas de composição
etiqueta de composição personalizada
modelos etiquetas de composicao
simbologia etiquetas de composição
etiqueta composição bordada
etiqueta composicao
etiqueta de composição com simbologia
etiquetas de composição


 ETIQUETA DE COMPOSIÇÃO TÊXTIL PARA ROUPAS

etiquetas de composição têxtil são etiquetas de lavagem que fornecem orientações ao consumidor sobre os cuidados do vestuário e informações do fabricante.

A etiqueta para composição de roupa é costurada nas peça visando a visibilidade das informações referentes a peça, com especificações de dados importantes de forma direta.

 

BENEFÍCIOS DA ETIQUETA E COMPOSIÇÃO

São etiquetas que solucionam grandes problemas trazendo benefícios em 03 esferas:

a)   Ao Fabricante ou Importador: pois ali constará o modo de utilização e lavagem da ao consumidor o modo correto de conservação do produto.

Danos às roupas por métodos incorretos de limpeza podem levar a reclamações; retornos dispendiosos do cliente e uma imagem ruim. Considerando que etiquetas de cuidados precisas e claramente escritas podem evitar a insatisfação do cliente.

b)   Consumidor: proporciona um instrumento informativo que assegura a clara e a correta identificação dos produtos têxteis para o tratamento e cuidado.

Instruções e cuidados das etiquetas de lavagem, precisas e claramente escritas, servem como um guia de limpeza e influenciam a compra.

c)    Mercado: normaliza uma regra técnica dentro do MERCOSUL, auxiliando a importação e exportação

Modalidades

As modalidades são diversificadas, dentre as quais podem ser inseridas a composição propriamente dita em etiquetas bordadas, etiquetas estampadas, etiquetas de cetim, nylon (náilon)  resinado e etiquetas em material TPOP.

 

 

 

LEGISLAÇÃO E OBRIGATORIEDADE DAS ETIQUETAS DE COMPOSIÇÃO

Além da função informativa, as etiquetas de lavagem possuem diretrizes e embasamentos legais, sob pena de multa pelo descumprimento.

O órgão responsável que auxilia e fiscaliza o setor chama-se INMETRO.

A legislação é tratada pela Resolução n.º 02, de 6 de maio de 2008 e pela portaria 296 de 2019.

Como saber se a as regras do Inmetro de aplicam ao seu negócio?

A legislação obrigatória aplica-se através da definição de produto têxtil: aquele que é composto exclusivamente de fibras têxteis ou filamentos têxteis ou por ambos, em estado bruto, beneficiado ou semi-beneficiado, manufaturado ou semi-manufaturado, confeccionado ou semi-confeccionado.

SETORES DE APLICAÇÃO 

As etiquetas de composição são destinadas a indústrias, setores de moda, fábricas, importadores e confecções por exigência legal. 

Estão presentes em diversos produtos, tais como roupas, travesseiros, colchões, almofadas, toalhas de mesa, etc

  • Etiqueta de composição para roupas
  • Vestuários, bolsas e acessórios
  • Importação de produtos têxteis
  • Setores da moda em geral

PERSONALIZAÇÃO DAS ETIQUETAS DE COMPOSIÇÃO

As etiquetas para composição são costuras nas peças visando a visibilidade das informações com especificações de dados obrigatórios.

Existem dezenas de materiais disponíveis para as etiquetas de lavagem para composição. Independente do tipo escolhido o importante é que as informações obrigatórias constem no mesmo.

Etiquetas em nylon resinado e nylon emborrachado TPOP além das etiquetas bordadas, estampadas, e cetim são os principais modelos de etiqueta de composição desenvolvidos.

INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS

A portaria 296 de 2019 traz informações para serem seguidas. A etiqueta de composição deve possuir dados legíveis com a altura das letras com o mínimo de 2mm. Assim temos:

1) Nome ou razão social ou marca registrada

Deverão constar na etiqueta têxtil o nome, razão social ou a marca

2) CNPJ OU CPF

É a identificação fiscal do fabricante seja pessoas físicas ou jurídicas. 

3) PAÍS DE ORIGEM

O item 3 da portaria 296 Item explica que o nome do país deve vir precedido das palavras FABRICADO NO OU FEITO NO. Ex: Fabricado no Brasil ou Feito no Brasil.

É explicitamente proibido apenas designação do bloco (ex Brasil) sozinho devendo conter as expressões acima citadas. As expressões S/A e Ltda são abreviações válidas para utilização.

4) FIBRAS / COMPOSIÇÃO TEXTIL DO PRODUTO 

É a resposta sobre o percentual de fibra que o produto identificado possui. Ex: 100 % algodão; 50% Poliéster e 50% Algodão. É importante citar que a massa conjunta deve somar 100%, salvo algumas exceções do CAPÍTULO IV.

Devem ser colocadas em ordem decrescente, ou seja, o maior percentual irá primeiro: 60% ALGODÃO / 40 % POLIÉSTER.

 IMPORTANTE

“CAPÍTULO V DA DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO PERCENTUAL 15. Para a determinação da composição percentual de matéria-prima, não serão levados em consideração os seguintes elementos: a) suportes, reforços, entretelas, fios de ligação e de junção, ourelas, etiquetas, aplicações, debruns, bordas, chuleios, botões, bolsos, ombreiras, enchimentos, elásticos, acessórios, fitas não elásticas, bem como outras partes que não entrem intrinsecamente na composição do produto confeccionado e com as reservas estabelecidas no Capítulo IV, subitem 13.1.1.;”

OUTRA FIBRA ou OUTRAS FIBRAS limite de 10% passou para 15%

‘’Toda vez que a participação de uma fibra ou filamento têxtil for inferior a 5%, ou que várias fibras ou filamentos têxteis de um conjunto forem inferiores a 15% em peso na composição do produto, tal fibra ou filamento têxtil assim como seu conjunto poderão ser denominados, conforme o caso e sempre que não possam determinar-se facilmente no momento da fabricação do produto têxtil, com a expressão “OUTRA FIBRA” ou “OUTRAS FIBRAS”, imediatamente precedida ou seguida de sua porcentagem total do peso

5) INDICAÇÕES DE TAMANHO 

Nas etiquetas para roupas as indicações referentes ao tamanho da peça: EX P, M, G GG EXG, 2, 4 , 6.

6) TRATAMENTOS DE CUIDADO PARA A CONSERVAÇÃO

São os símbolos de conservação;. As informações constam da norma NM ISO 3758:2013

Qual o tamanho dos símbolos?

Deverão constar com 16 mm2 de área, ou seja 4mm de altura.

Os cuidados de conservação seguem a seguinte ordem: I) LAVAGEM; II) ALVEJAMENTO; III) SECAGEM; IV) PASSADORIA; V) CUIDADO TÊXTIL.

Vejamos alguns Exemplos:

 

- SIMBOLOS DE CONSERVAÇÃO DE LAVAGEM

Trata-se do símbolo do processo de lavagem referente a temperatura.

SIMBOLOS DE ALVEJAMENTO

SÍMBOLOS DE SECAGEM

SÍMBOLOS DE PASSADORIA

SÍMBOLOS DE LIMPEZA A SECO

EMPRESA FABRICANTE

Etiquetas Brasil é fabricante etiquetas em composição em diversas cores, impressão frente ou  frente/verso, variações de materiais, tamanhos (P, M, G, GG, EXG, 2, 4, 6, 8, 10 etc.), composições e  a possibilidade de impressão de códigos de Barras.